Logomarca

 

Dicas úteis para hora de Registrar seu Domínio

Independente do seu ramo de atividade, dê preferência aos domínios principais e as extensões mais conhecidos como .com, .com.br e .org e invista em domínios relacionados a seu ramo de atividade Ex: academiaemsaopaulo.com , imobiliariaemcuritiba.com.br e esteticista.org.

 

Definir as palavras-chave:
A primeira coisa a fazer ao iniciar a busca do domínio ideal é definir as palvras-chave de seu negócio. Com elas na mão, você pode começar a associar palavras que formem expressões, ações ou associações com sua empresa, serviço ou negócio. Por exemplo, se você tem uma imobiliária pode pensar em palavras como “imóveis, empreendimentos, compre imóvel curitiba, invista em imóveis etc.” Solte sua criatividade e avalie os resultados. Incluir sua localização como Estado, Cidade, Bairro e Região também e relevante.

Procure um domínios exclusivos:
Ter seu site confundido com o de outra empresa pode ser sinônimo de desastre. Por isso evite domínios que sejam o plural ou variações de um site já conhecido e principalmente semelhantes com domínios de seus concorrentes diretos. Em meio a tantos competidores, enviar seu cliente para o site da concorrência pode significar perda de dinheiro e resultados..

Prefira domínios com extensões conhecidas como .com, .net, .org, .tv e .com.br:
Não há como negar que as extensões “.com” e “.com.br” são as escolhas naturais quando o usuário procura um site na net. Outros domínios podem ser usados por nichos específicos como “.org” para entidades não governamentais sem fins lucrativos ou mesmo a “.net” que também vale para empresas comerciais, mas não é muito difundida.

Mantenha a grafia simples:
Se um domínio precisa ser soletrado, tem uma grafia incomum ou uma difícil sonoridade, pode gerar dificuldades na sua divulgação. Vou citar o exemplo de nosso cliente, a concessionária Nippokar em Campinas. A busca óbvia pelo nome da empresa seria Nipocar – junção das expressões nipo (japonês) e car (carro). A medida adotada para evitar problemas foi a compra de domínios similares que levam ao site principal. Mesmo com o mais óbvio já resgistrado por outra empresa, foram garantidos os domínios nipokar.com.br, nippocarcampinas.com, multimarcasnipocar.com.br e multimarcasnipokar.com.br. Você pode registrar quantos domínios achar necessário.

Responda às expectativas de seus clientes:
Quando as pessoas procuram um site, elas imaginam encontrar produtos e serviços que estejam de acordo com o oferecido no domínio. Sites famosos como Monster ou Amazon conquistaram espaço com seus nomes não intuitivos, mas acredito que partindo de associações diretas seja mais fácil corresponder aos anseios dos usuários.

Evite hífens e números em seu domínio:
Hífens e números são difíceis de soletrar e podem complicar a vida do usuário ao digitar seu domínio. Prefira números extensos e evite algarismos romanos. No final o que vale mesmo é o bom senso. Quanto mais curto, direto e fácil de memorizar, mais pontos para o seu site.

 

No final o que vale mesmo é o bom censo!
 

Se você registrar um domínio .com procure também registrar o mesmo nome com a extensão .com.br. Isso evita o erro comum dos seus visitantes em digitar o .com.br como é padrão para a maioria dos internautas. Se você possui apenas o .com certamente perderá muitas visitas e se é um prestador de serviços perderá muito no quesito credibilidade por não ter um .com.br.

De preferência escolha um nome simples com apenas uma palavra. Se precisar juntar palavras evite utilizar mais de duas palavras. Evite utilizar o hífen para separar uma palavra da outra, isso evita erros de digitação. Também não use palavras em que 2 vogais se unem, exemplo: aguaazul.com.br, arvoreeramos.com.br.

Evite utilizar nomes em inglês ou qualquer nome que tenha escrita ou memorização difícil. Não utilize palavras que possam gerar dúvidas na hora da escrita ou até mesmo na hora de você falar o nome.

Evite utilizar palavras que tenham ç ou ã. Os domínios com acentuação já estão disponíveis mas ainda não são populares e neste momento geram mais confusão do que benefício.

Você só pode registrar um domínio se já existir na Internet pelo menos dois servidores de DNS que possam se responsabilizar por ele. É por isso que você precisa dos serviços de uma empresa de hospedagem. A empresa irá lhe informar estes 2 endereços, algo do tipo: ns1.construtorsitefacil.com e ns2.construtorsitefacil.com - quando lhe informarem isto, significa que a conta já foi criada no servidor, e então poderá efetuar o registro.

Para evitar problemas na justiça não registre nomes de marcas notórias e de empresas conhecidas. Se o nome cocacola.com.br ainda não estivesse registrado pela própria Coca-Cola seria bom não registrar o mesmo para evitar problemas judiciais de uso indevido de marca registrada. Fique atento também a questões de semelhança e fonética, registrar um domínio como por exemplo: gugol.com.br pode ser considerado semelhança fonética e você certamente terá problemas.

Se ao tentar pensar em um domínio, você verificou que o mesmo já se encontra registrado, a melhor saída é pensar em outro nome. Todo o processo judicial para obter um domínio já registrado é bastante complicado e custoso, só se envolva nisto se tiver "bala" para a briga.
 

 

Construtores de Sites:  Site Fácil    Flash Fácil    Loja Fácil    Master Loja    Blog Fácil    Imóvel Fácil    Music Fácil    Portal Fácil    Carro Fácil    Compra Fácil
Domínios e Hospedagem:  Registre Domínios    Dicas de Nome e URL    Taxa Anual    Hospedagem    Config. dos Planos    Painel de Controle    Fantástico Click Fácil
Ferramentas de Ajuda:  Teste Drive    Vídeo Aulas    Artigos e Tutoriais    Dicas Úteis    Modelos de Sites    Serviços Promocionais    Formas de Pagamento
         


Lojas Virtuais Grátis


Briefing de Configuração


Assista as Vídeos Aulas


Base de Conhecimento


Termos e Regras de Uso