Logomarca


Instruções para a utilização do Editor CMS
WORDPRESS de Blogs e Sites

 

  •  Dicas de segurança para o sistema administrativo.

Proteja sua senha

Memorize sua senha, não anote no papel
Não compartilhe sua senha. Em vez disso, crie uma nova senha
Evite usar a mesma senha para todos os seus logins
Evite fazer login em computadores públicos
Troque sua senha com frequência
Dicas para escolher uma senha:

Evite palavras do dicionário
Evite elementos familiares (nomes, números de telefone, etc.)
Use uma combinação de letras, números e caracteres especiais
Use mais caracteres (+7)
 
  •  Resumindo a Plataforma e o Editor CMS WordPress

O Wordpress é um sistema de gerencimento de conteúdo na web, utiliza a linguagem de programação PHP e funciona em MySQL. Em geral, o Wordpress é uma das ferramentas de criação de sites e blogs mais utilizadas na internet. Foi criado por Ryan Boren e Matthew Mullenweg, é distribuído sob a GNU General Public License sendo gratuito.

O fato de sua licença ser de código aberto influencia o crescimento tão veloz que tem ocorrido nos últimos anos. Não é necessário conhecimentos vastos de linguagens como xhtml, css e php para utilizar, basta seguir este tutorial de uso que tudo dá certo.

Quanto ao layout, o Wordpress oferece inúmeros templates / modelos para download grátis. Deseja inserir novas ferramentas em seu wordpress ? Também não precisa se preocupar, basta instalar os plugins também disponíveis gratuitamente.

Quais vantagens de usar?

Utilizando o Wordpress você poderá ter seu próprio site em poucos minutos, sem ter gastos. Este sistema tem ainda como grande vantagem excelente otimização para o google, com permalinks e outras funções.

Simples de tudo


É um sistema fácil de mexer, após sua instalação no servidor, quase tudo pode ser feito online, desde a criação do conteúdo, upload de imagens e até pequenas e robustas modificações no design e em todas as suas utilidades.

 

  •  Como usar o ADMIN do WordPress.

No Painel de Administração do WordPress – Admin você pode ter acesso total ao conteúdo do seu Site/Blog. Como disse, o WordPress é uma ferramenta muito poderosa por vamos tentar ser o mais lógico  possível e depois aprofundar mais na parte técnica.

Para ter acesso ao Admin basta digitar no navegador (
http://seusite.com.br/wp-admin). Faça então o Login com o usuário e senha que enviamos no e-mail de liberação da sua conta e digite nos campos correspondentes.


Feito o login, na página principal do painel você vai encontrar todas as informações sobre seu site/blog. Como: Número de posts, páginas, categorias, tags, comentários (se estiverem habilitados) e um sidebar, menu do lado esquerdo que você vai utilizar para navegar.


 

  • Diferença entre post e página:

Post é um conteúdo que será atualizado de tempos em tempos como num blog pessoal que você escreve diariamente, é diferente das páginas que tem seu conteúdo estático e que dificilmente será alterado.

Exemplo de post: Um posts de notícias (diariamente terá novas notícias).

Exemplo de página: Página “A Empresa” num site institucional (O conteúdo será alterado mais raramente).
 

  • Postando conteúdos diversos:

Menu Posts: Ao clicar na primeira opção “Posts” aparecerão todos os posts que poderão ser editados, é só escolher o post e clicar em editar no menu que aparece abaixo do título do post. Este menu surge ao passar o mouse sobre cada post.

Adicionar novo post: Clicando nesta opção você irá para uma página como na imagem abaixo:

Na caixa que se encontra logo abaixo de “Adicionar novo post” será incluído o título do post.

Obs: O WordPress transforma o título da página na URL do mesmo, caso esteja no modo URLs amigáveis.

Estilização de conteúdo:

Logo abaixo do título do post temos uma barra com botões como no “Word”, utilizada para estilizar texto, no caso do WordPress é possível inserir fotos e vídeos pela própria barra também. Ainda temos a opção de trabalhar no modo visual, que é “mais ou menos” como o conteúdo será visto no browser (navegador), e no modo HTML, que é a parte de código do conteúdo.

Como usar categorias:

Depois de ter colocado o título e o conteúdo você deve escolher uma categoria onde o post irá aparecer, é só selecionar no sidebar do lado direito a opção desejada (mais para frente neste artigo, vou mostrar como criar uma categoria).

Tags de post:

As tags são palavras chaves que serão escolhidas por você para mostrar aos mecanismos de busca o tipo de conteúdo que existe naquele post, é muito importante não deixar de colocar estas tags, isso facilita o mecanismo de busca a encontrar seu site.

Quadro publicar:

Após incluir seu conteúdo. É hora de definir se ele será publicado. Neste quadro ficam as opções de publicação do conteúdo. Você tem as seguintes opções:

Salvar como rascunho: Que é utilizado quando o post não está terminado ou você não pretende publicar o conteúdo naquele momento, clicando nessa opção ele vai salvar o post que foi criado, mas sem publicá-lo.

Visualizar: Ao lado do botão “Salvar como rascunho” temos o botão visualizar, clicar nesta opção, abrirá seu post no site para ver como ficou a apresentação do conteúdo. Esta opção não salva o conteúdo, você apenas irá visualizar este conteúdo.

Status: Abaixo do botão “Salvar como rascunho” está localizado o Status em que o seu post se encontra:

Se ele foi publicado ou está como rascunho.
A visibilidade, que é se está disponível para todos ou se é privado.
A data e horário de publicação, caso queira agendar a publicação basta clicar em editar.
 

  • Adicionando páginas de conteúdo:

A criação de páginas é bem parecida com a de um Post. No menu do lado esquerdo você encontra a opção “Páginas” nesta opção você pode adicionar uma nova página ou editar uma já existente.

Editar página:

Clique na opção editar vai listar todas as páginas existentes no seu site. No topo ao lado direito existe um campo para buscar a página desejada. Caso você não saiba o nome da página é possível ir navegando e visualizar cada uma delas. Após encontrar a página desejada basta colocar o mouse sobre o nome que irão aparecer as quatro opções (Editar | Edição rápida | Lixeira | Ver). É só escolher a opção desejada. Esta opção vale para Posts ou Páginas.

Adicionar nova página:

Clicando no menu “adicionar nova” abrirá uma página como na imagem abaixo. A criação é parecida com a de um post, abaixo da frase “adicionar nova página” vai entrar o título da sua página. Depois temos a barra de ferramentas e a caixa onde será colocado o conteúdo.


 

  • Adicionando imagens, vídeos, áudio e arquivos as postagens e páginas:

Para adicionar imagens, vídeos, áudio e arquivos é muito simples, basta clicar no link do ícone correspondente e selecionar o arquivo do seu computador ou que já esteja na galeria do WordPress. No final da caixa existe a opção “inserir no post” ou outras exibições, clique na opção que deseja e pronto, está adicionado.


 

  • Menu mídia - Editar e remover imagens, vídeos, áudio e arquivos:

Aqui você vai poder editar e remover imagens, vídeos, áudio e os  arquivos que estão no seu site ou blog.


 

  • Usuários do sistema administrativo:

O usuários são as pessoas que terão acesso ao Painel de Administração do seu site.

Para criar um novo usuário basta clicar no menu Usuários, Adicionar novo. Abrirá uma página que deverá ser preenchida com os dados do usuário.

Nome de usuário (nome que irá utilizar para fazer o login).

Nome e Sobrenome (nome do usuário que irá aparecer nas postagens)

Email do usuário (o endereço que será enviado um e-mail com os dados da conta incluindo senha)

O site que ele terá acesso (no caso de gerenciamento de múltiplos sites no mesmo Admin) e a senha do usuário (que deverá ser digitada 2 vezes).

Por último e mais importante você deverá mostrar qual é a função do usuário. Na área administrativa do WordPress existem 5 tipos de usuários, sendo que eles podem administrar, publicar artigos e páginas, comentar e etc.

Os tipos de usuários do WordPress são:

Administrator, Editor, Autor, Colaborador e também o Assinante.

Sendo que todos tem diferentes tipos de “privilégios” dentro do WordPress:

Administrador tem acesso completo à administração.
Editor gerencia os Posts, também publica, apaga e escreve.
Autor pode apenas gerenciar seus próprios posts.
Colaborador apenas escreve e não tem privilégio de publicar seus posts.
Assinante é praticamente um visitante, apenas pode escrever comentários e receber newsletters.

Agora é só usar sem medo, qualquer dúvida entre em contato com nosso Suporte Técnico que respondemos rapidinho.

 

 

 

Construtores de Sites:  Site Fácil    Flash Fácil    Loja Fácil    Master Loja    Blog Fácil    Imóvel Fácil    Music Fácil    Portal Fácil    Carro Fácil    Compra Fácil
Domínios e Hospedagem:  Registre Domínios    Dicas de Nome e URL    Taxa Anual    Hospedagem    Config. dos Planos    Painel de Controle    Fantástico Click Fácil
Ferramentas de Ajuda:  Teste Drive    Vídeo Aulas    Artigos e Tutoriais    Dicas Úteis    Modelos de Sites    Serviços Promocionais    Formas de Pagamento
         


Lojas Virtuais Grátis


Briefing de Configuração


Assista as Vídeos Aulas


Base de Conhecimento


Termos e Regras de Uso